A tecnologia conhecida como Sistema Antecipasto vem se destacando no Cerrado ao intensificar a produção pecuária e reduzir a idade média de abate dos bovinos. O método financeiro o “antecipar” do plantio do capim entre 30 e 60 dias antes do padrão, acontecendo ainda durante o ciclo da soja. Dessa forma, os animais entram no pasto imediatamente após a colheita, o que amplia o uso da área e aumenta significativamente a produção de carne por hectare, podendo chegar a ganhos de até 50%.
Relatos de aplicadores da técnica apontam aumentos na duração do pastejo, saltando de 100 para 150 dias por ano, e uma lotação que passou de 2,5 para 3 unidades animal por hectare. Além disso, o ganho de peso diário alcança entre 700 e 800 gramas, superior ao observado em sistemas convencionais (500–700 g/dia), o que se traduz em um aumento de 3 a 5 arrobas líquidas durante a estação seca.
O Sistema Antecipasto também contribui para a recuperação de pastagens degradadas no Cerrado e para a redução das emissões de metano — qualificando-o como uma solução de baixo carbono, alinhada à Jornada pelo Clima, iniciativa da Embrapa para impulsionar a agricultura sustentável rumo à COP 30
Fonte: Canal Rural
Data da Publicação: 23/08/2025
Link original: Sistema Antecipasto eleva produção e reduz emissões na pecuária