ABCZ anuncia segunda etapa do ‘Zebu: Carne de Qualidade’
- 10 de Fevereiro de 2021
- 174
ABCZ anuncia segunda etapa do ‘Zebu: Carne de Qualidade’
A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) anunciou na última semana a segunda etapa do ‘Zebu: Carne de Qualidade’, programa desenvolvido pela Associação e apoio técnico de Embrapa, Epamig, ESALQ, FAZU, Universidade Federal de Viçosa, Unicamp e Premix, que em diferentes linhas de trabalho acompanha e avalia machos PO zebuínos desde a desmana até o abate para comprovar o potencial das raças zebuínas para a produção de carne.
A primeira etapa do programa que começou em maio de 2020 avalia animais da raça Nelore e os resultados preliminares estão superando as expectativas. “O programa está indo muito bem e estamos conseguindo mostrar a eficiência do Zebu no ganho de peso a pasto. Acreditamos na economicidade no Zebu, na qualidade da carne e sustentabilidade deste produto”, destaca Rivaldo Machado Borges Júnior, presidente da ABCZ.
Participarão desta etapa do programa as raças Brahman, Guzerá, Sindi e Tabapuã. “Embora as raças participem simultaneamente desta etapa do programa, os resultados serão tratados individualmente por raça, sem nenhuma abordagem comparativa entre elas”, explica Luiz Antonio Josahkian, Superintendente Técnico da ABCZ.
A princípio cada criador poderá doar um bezerro (dentro dos critérios de escolha pré-definidos), mas caso haja vagas disponíveis no final do processo este número poderá ser ampliado. As inscrições serão recebidas até o dia 31 de março de 2021 ou até o preenchimento das vagas (25 exemplares por raça totalizando 100 animais) que serão preenchidas por ordem de inscrição.
A prova será realizada na Fazenda Experimental da ABCZ – Orestes Prata Tibery Júnior, em Uberaba (MG). Os investimentos em infraestrutura, equipamentos tecnológicos, implantação de pastagens, logística de transporte dos animais (frete) e de recursos humanos necessários para a condução do programa serão ou de responsabilidade da ABCZ.
A pesagem inicial acontece no dia 10 de junho, mas os animais que participarão da prova poderão desembarcar no local a partir do dia 12 de abril. “Queremos facilitar o transporte para os criadores que forem enviar animais para o PNAT ou para a ExpoZebu” , explica Lauro Fraga Almeida, gerente de Melhoramento Genético da ABCZ.
A lista dos animais que atendem os requisitos para participar do programa está sendo enviada individualmente para os criadores pelas equipes do PMGZ e Pró-Genética. A equipe técnica da ABCZ também entrará em contato com os criadores através de ligação telefônica.
Os criadores que tiverem interesse em participar do programa podem entrar em contato com o departamento técnico através dos e-mails: lauro@abcz.org.br; pmgz@abcz.org.br; edson.filho@abcz.org.br, rafael.oliveira@abcz.org.br e graziela.rocha@abcz.org.br e telefones (34) 3319-3915 (Lauro) (34) 3319-3843 (Ismar) (34) 3319-3880 (Edson), (34) 3319-3880 (Rafael) e (34) 9.9984-6162 (Graziela).
Para participar, os animais devem atender aos seguintes critérios:
Animais do sexo masculino, portador de RGN na categoria PO (puro de origem) ou aptos a recebê-lo,
idade compreendida entre 6 (seis) e 8 (oito) meses no início da prova, com nascimentos compreendidos entre 01/09/2020 e 01/11/2020.
peso mínimo a desmama na média da raça, sendo Brahman 220 kg; Guzerá 201 kg; Sindi 172 kg; Tabapuã 208 kg; (obs: o peso a desmama será calculado por ajuste aos 210 dias pela ABCZ a partir do peso informado pelo criador ou técnico)
Classificados no máximo em DECA 2 no PMGZ para peso ao sobreano (PSOB)
EPMURAS com classificação mínima “Bom”
Para a raça Tabapuã, adicionalmente, precisam ser classificados no máximo em DECA 4 nas DEPs para AOL e ACAB.
O cronograma geral da avaliação (sujeito a adequações) será:
Recepção dos animais: de 12 de abril até 31 de maio de 2021.
Início da PGP a Pasto: 09 de junho de 2021.
Término da PGP a Pasto e início do confinamento com mensuração do Consumo Alimentar Residual (CAR): 16 de março de 2022.
Fim do confinamento e abate técnico: 14 de julho de 2022 (estimado).
A primeira etapa do programa que começou em maio de 2020 avalia animais da raça Nelore e os resultados preliminares estão superando as expectativas.
Fonte: ABCZ