Estância Bahia consolida legado de pioneirismo, tecnologia e influência na formação de preços
Os leilões de gado desempenham um papel estratégico na pecuária brasileira, movimentam bilhões por ano, regulam preços e asseguram liquidez em um setor vital para a economia nacional. Em Mato Grosso, que possui o maior rebanho bovino do país, esse modelo de comercialização é fundamental para garantir previsibilidade, segurança e bons negócios aos produtores de diferentes portes.
Um exemplo recente da força desses eventos foi o Mega Leilão realizado pela Estância Bahia, uma das maiores leiloeiras do Brasil. Somente na edição de Água Boa-MT, foram comercializados 28,5 mil animais, gerando mais de R$ 90 milhões em negócios e estabelecendo um preço médio de R$ 3.260 por cabeça, indicador que se torna referência para toda a cadeia produtiva.
Fundada em 1991 no interior mato-grossense, a Estância Bahia não apenas acompanhou as transformações do setor, mas protagonizou movimentos pioneiros que hoje moldam o mercado pecuário. Foi uma das primeiras leiloeiras a transmitir seus eventos pela televisão, na década de 1990. Inovação que, à época, despertava o ceticismo, mas que se tornou padrão no segmento.
Com o avanço significativo da internet e todas as ferramentas que vem com a tecnologia, a empresa deu novos passos. Em 2015, lançou um aplicativo para realização de leilões virtuais, democratizando o acesso de vendedores e compradores de todo o país. Hoje, o modelo é 100% virtual, com animais filmados e pesados anteriormente, reforçando a confiança e a transparência das transações.
“Nosso Mega Leilão se tornou um parâmetro de mercado. Pecuaristas de estados como Rondônia, Tocantins, Goiás, Mato Grosso do Sul e Bahia acompanham os preços praticados para tomar decisões comerciais com maior segurança”, destaca Guilherme Tonhá, diretor comercial da empresa.
Produtor em Sinop-MT, Carlos Eduardo Dias afirma que essa solidez faz diferença nos resultados. “Encontrei na Estância Bahia um parceiro de confiança. São 15 anos de relacionamento pautado pela recompensa e pela seriedade no trato com o pecuarista”, afirma.
A inovação continua sendo prioridade. A leiloeira tem agregado outras soluções digitais e até recursos de inteligência artificial para conectar pecuaristas de forma direta e segura, levando mais tecnologia e facilidade para o campo.
Para Guilherme, o caminho é claro, a peculiaridade brasileira se fortalece quando investe em tecnologia, informação e relacionamento de confiança. “Nosso compromisso é evoluir junto com o setor, mantendo a transparência e a comodidade para quem cria, vende e compra gado de qualidade”.
Culture Comunicação – Assessoria EBL
(65) 99909-9816 – Ana Sampaio
(65) 99235-9913 – Patricia Xavier